Search
  • Kritérion Consultoria

A empresa pode ser um espaço para realização pessoal?

Todas as pessoas são diferentes, nascem em circunstâncias diferentes, condições sociais diferentes, possuem objetivos diferentes para suas existências. Uns querem obter poder econômico, outros reconhecimento social, outros conduzirem famílias bem sucedidas, etc. Mas todas as pessoas, no fundo, buscam o mesmo fim: serem felizes. O que muda é o caminho, cada um escolhe um caminho diferente, mas o fim buscado é sempre o mesmo.


Realizar a própria felicidade é o projeto pessoal de cada um. E é um projeto que envolve toda a existência do indivíduo, porque passa pelo cuidado com a saúde, com as relações afetivas, com a família, com o estudo e formação intelectual, e claro, pelo trabalho, pelo mundo profissional, porque é dali que a pessoa conquista a base econômica, a possibilidade de ser autônoma.


Portanto, a realização pessoal, a felicidade, passa pelo trabalho, pela participação ativa e colaborativa em um projeto profissional em expansão.


A empresa é espaço em que as pessoas podem viabilizar seus projetos pessoais, porque no trabalho elas se aprimoram em diversos aspectos, como:

- Base econômica;

- Desenvolvimento de competências técnicas;

- Aprimoramento das relações pessoais;

- Refinamento da inteligência emocional.


Ou seja, no trabalho a pessoa ganha o dinheiro que facilita a aquisição de bens e outros objetivos que a pessoa venha a ter, mas no trabalho também aprender a executar tantas funções (do atendimento ao cliente à gestão de equipes) que depois poderá utilizar em qualquer área de sua vida. E também é no trabalho que as pessoas tendem a melhorar a capacidade de lidar com a inteligência emocional e a condução das relações pessoais, porque o espaço profissional tem seus conflitos, seus momentos de stress e dificuldades, e aprender a superá-los com assertividade e sucesso é sinal de maturidade pessoal.


De certo modo, a maturidade pessoal talvez seja um dos maiores trunfos que o mundo profissional dá à pessoa. Alguém que aprende a enfrentar os momentos de tensão e conflito com inteligência, objetividade e focada na resolução do problema é uma pessoa que começa a conquistar a maturidade.


Quem tem maturidade para resolver problemas no dia a dia pode ser autônomo e livre. Quem não tem esta maturidade não é capaz de ser livre.


Além de tudo isto, ajudar um projeto empresarial que cresce é se candidatar a ocupar novas funções, ganhar mais espaço, mais base econômica, porque um projeto que cresce abre novas unidades, filiais, precisa de mais pessoas e, sobretudo, mais líderes, pessoas maduras, objetivas, que saibam conduzir equipes e dar respostas aos problemas que surgem no dia a dia.


Portanto, alguém que gera resultado no projeto empresarial se viabiliza como potencial liderança, a ser exercida naquele próprio projeto e na sua vida em geral.


É evidente que neste processo a pessoa se torna mais feliz, mais satisfeita com a própria existência, porque sente a sua inteligência sendo colocada em prol da construção de resultados.


A empresa é o espaço onde os projetos pessoais se encontram e se fortalecem. Cada um está ali buscando ser mais feliz, melhorar as próprias condições de vida, e, na medida em que se empenha, ajuda os demais, todos ganham, todos se tornam mais prósperos e felizes. A empresa viabiliza a realização pessoal.


O profissional que é disponível a mudar hábitos inadequados, rever opiniões e atitudes, e que tem abertura para aprender novas funções, novas competências, sempre terá oportunidade de crescimento em uma empresa em expansão. Portanto, basta a atitude, a decisão interna e voluntária de querer contribuir ativamente com o projeto profissional no qual está inserido. E contribuir ativamente significa gerar resultado, satisfazer o cliente, tornar mais belo o ambiente, ajudar na construção de um clima agradável e sereno de trabalho, propor soluções para os problemas que aparecem cotidianamente.


Porque problemas surgem todo momento. A vida passa por resolver problemas. Uma pessoa madura vê o problema como oportunidade de aprender algo novo e se tornar uma pessoa com ainda mais qualificações.


No trabalho a pessoa começa a se realizar pessoalmente. Mas isto exige uma impostação interna, uma atitude séria de se envolver ativamente e colaborar com o crescimento do projeto profissional no qual está atuando. Quanto maior o projeto, mais espaço para as pessoas, mais oportunidade de expansão do próprio mundo.

36 views0 comments

Recent Posts

See All

Fale conosco

47 99673-3225

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 8h às 18h. Sábado das 8h às 12h.

Endereço: Rua Arthur Max Dôose, Pioneiros, n° 153, nono andar,  Balneário Camboriú - SC

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram
  • YouTube