Search
  • Kritérion Consultoria

Como solucionar problemas em tempos de crise?

Updated: Apr 2

Cada um de nós tem um ponto de inteligência interior que não se abala jamais, é sempre alegria e prazer.


Este ponto de inteligência vê para além das circunstâncias de hoje, vê as causas e sabe encontrar as soluções precisas. A partir desse ponto interior, que alguns chamam de alma, outros de intelecto, outros como Sócrates denominavam ‘daimon’, o gênio de cada um, sempre há uma chama a iluminar o caminho, sempre.


A nossa tarefa é nos mantermos saudáveis e aptos a ler o que esta alma nos diz. A alma é criativa, é capaz de dar a passagem histórica de qualquer contexto.


Sim, estamos em profunda crise econômica, social, moral e, sobretudo, existencial.

Muitos temem o hoje e se desesperam pensando no amanhã. Mas não é o momento de se perder o ponto, para tudo existe a solução otimal. A humanidade já enfrentou tantas crises e soube se reinventar, graças à inteligência de pessoas que nos momentos de dificuldade souberam conduzir a si.

Estamos diante de desafios complexos e sérios pela frente, que serão enfrentados por nós como indivíduos, sociedade e mundo. Muitos dilemas já reais foram ampliados e acelerados. Já se sabia que a tecnologia estava substituindo muitas profissões e postos de trabalho. Já se sabia que os padrões de consumo estavam insustentáveis. Muitos ainda sabiam que o trabalho digital, feito a distância, ganharia cada vez mais espaço. Agora está à frente dos olhos de todos.


Mas isto certamente abrirá novas oportunidades. Provavelmente as pessoas se voltarão mais ao essencial, ao conteúdo, porque na escassez de recursos, cada decisão precisa ser precisa, cada investimento precisa de retorno. Aqui é uma oportunidade.


Não é o dinheiro que move o mundo, não são as máquinas, não são só Estados, não são as instituições em geral que decidem os rumos da sociedade, e sim a inteligência humana, a inteligência de protagonistas que estão por trás. Por trás de cada objeto que impacta nossas vidas há a capacidade intelectual de algumas pessoas que detêm controle sobre ele.


A maior riqueza deste planeta é a inteligência humana. A inteligência é sempre individual, é sempre uma manifestação específica. Todos somos irrepetíveis, todos somos únicos, cada um de nós nasceu com determinado potencial de natureza, com uma inteligência que já se encaminha a determinada direção. Essa inteligência se presencia em todo o nosso ser.



A inteligência é criativa, capaz de resolver qualquer contexto. E daqui falamos da verdadeira criatividade. Ser criativo é ser capaz de dar resposta funcional ao problema que me toca aqui e agora. Cada problema exige uma solução criativa.


Isto quer dizer que em todos nós há uma informação da vida que nos impele a resolver cada contexto de modo superior ao anterior. Tudo isto é possível, porque temos acesso a este núcleo vital que nos informa, instante a instante, a passagem vencedora.


A solução de um problema é sempre exercício da criatividade. Na medida em que resolvo um problema expando a inteligência, tomo mais maturidade sobre mim e conquisto novo espaço, novas possibilidades de elaborar o mundo. Cada problema, do menor ao maior, quando resolvido, é movimento criativo, é crescimento de inteligência.


Quando se deparar com um novo problema: deve-se focar em si mesmo, verificar como pode, a partir daquilo que já sabe, resolver a situação, não deve focar no problema, no externo.


A obra de arte já existe dentro do artista genial, ele apenas a encontra e a externaliza. Da mesma forma a solução já está com a pessoa, em um novo modo de utilizar a própria competência.


O caminho passa por se conectar à Vida, porque ela dá a passagem. O conhecimento para resolver cada situação já temos dentro, basta acessá-lo.


É uma crise, mas não é o fim. O mar nunca esteve tão azul, as árvores nunca tão verdes. Os pássaros dançam como raramente se via. Para a Natureza a vida segue em festa. Se conseguirmos entrar nessa lógica encontraremos a solução para o novo momento.


É um mundo novo que se abre, que exige novas soluções. As fórmulas que aplicávamos antes não necessariamente irão funcionar, porque haverá novas regras de mercado, novas condições políticas, novas legislações, novas interações internacionais. O jogo mudará.


E saber ler tudo isto exige conexão total e contínua com a nossa dimensão criativa. Não nos esqueçamos, nossa mente às vezes sai de foco, perde o ponto, mas nossa alma criativa não dorme jamais, a cada instante ela observa o contexto, lê, e diz: vamos por aqui, que venceremos.

155 views

Fale conosco

47 99673-3225

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 8h às 18h. Sábado das 8h às 12h.

Endereço: Rua Arthur Max Dôose, Pioneiros, n° 153, nono andar,  Balneário Camboriú - SC

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram
  • YouTube