Search
  • Kritérion Consultoria

Viver aprendendo. Aprendendo a viver

Life long learning...viver em aprendizagem contínua, viver aprendendo, aprendendo a viver...

Os antigos romanos tinham uma expressão de sentido similar: ars longa vita brevis! A arte é longa, mas a vida é breve. Por mais que vivamos, por mais longa que seja a nossa vida, jamais alcançaremos a perfeição em qualquer arte. Há limite para domínio da perfeição da culinária? Para qualquer esporte? Para qualquer atividade profissional? Por mais que treinemos jamais se alcança patamar máximo, porque este patamar talvez sequer exista.


Podemos trazer aqui dois sentidos de interpretação para a frase, ambos valiosos:

1) A vida é curta, então não vale a pena desperdiçarmos ela pensando situações obsessivas, nos dedicando a atividades que não sejam produtivas para nós. A vida é curta, então façamos valer a pena, nos dedicando a um projeto que preencha o nosso Ser, que exalte a nossa dignidade! Já que não poderemos fazer tudo na existência, que escolhamos um ou alguns projetos e estes sejam elaborados continuamente como obras de arte!


2) Não é necessário buscar um patamar de perfeição, porque este pode se tornar uma frustração, uma agonia, uma necessidade fútil de querer mostrar ser perfeito, o primeiro de todos. A vida está aqui para ser vivida, da melhor forma possível. Temos uma jornada de algumas décadas de existência. Nesta jornada podemos rir alegremente, podemos construir relações metafísicas com pessoas de valor, podemos iniciar projetos que no futuro alcançarão patamares ainda maiores, podemos conhecer lugares, podemos saborear tantos pratos, podemos praticar tantos esportes, sentir infinitos modos de prazer.


A vida é prazer contínuo, sempre renovado, quando se começa a mergulhar na sua lógica. Life long learning é viver aprendendo e aprendendo a viver. Todos os dias. Todos os instantes. Domino a minha área de atuação profissional melhor que ontem? Os grandes líderes, em tempos de lazer, também visitam lugares aonde conhecem técnicas refinadas dos grandes mestres de seu mercado. Hoje devo ser mais preparado que ontem. Amanhã devo ser mais preparado que hoje. Não para simplesmente ganhar mais dinheiro, não para ter mais reconhecimento social. Mas porque posso, e podendo e fazendo, sou mais feliz, tenho mais satisfação.


Mas life long learning é também viver melhor a cada dia, refinar o paladar, refinar o gosto musical, refinar o modo de conduzir o tempo livre, refinar a escola das relações pessoais, refinar a fala, o vestuário, refinar sempre, porque refinar atiça inteligência, a sensibilidade, nos faz ter mais amor próprio, mais altivez e orgulho de si.


Em cada detalhe devo me indagar: estou fazendo isso de modo sempre repetitivo ou com alegria por fazer novidade? Isto vale para um banho de mar ou caminhada matinal, mas também para o modo de conduzir a rotina de trabalho. Ser novo não é simplesmente tentar ser criativo, tentar ser diferente, nós somos novos quando deixamos para trás cada parte velha de nós mesmos. Quando percebo que tendo a reagir emocionalmente de modo infantil a uma crítica é o momento de parar, repensar, e fazer diferente, com maturidade. Isto é ser novo, é ser criativo, é fazer life long learning.

Em síntese: life long learning é aprimorar dia a dia a atuação profissional, buscando ser amanhã sempre melhor que hoje, mais produtivo que hoje, com mais resultados que hoje. Mas life long learning é viver melhor a cada dia, com mais saúde, mais clareza mental, mais intuições brotando, mais criatividade, sanidade, senso de prazer estético. Quem faz life long learning faz novidade no prazer! Viver é uma arte, e a cada obra bem feita gera mais satisfação. Este é o prêmio de aprender a viver e de aprender a fazer sempre mais e melhor a cada dia.


Para concluir algumas provocações que farão você se perguntar como lida com o assunto life long learning, ou melhor, como vem lidando com a própria carreira e vida em geral: O que você aprendeu de novas habilidades este ano? O que você mudou em suas reações emocionais? O que você mudou nas relações pessoais? Quais cursos de aprimoramento pessoal e profissional você vem realizando? Quais novidades fez no tempo livre? Que novos esportes praticou? Descobriu um novo hobby? E mais! O que você planeja para os próximos 6 meses? E para 2020? Você já sabe o que precisa mudar? E como irá fazer isto? Como irá desafiar a si mesmo?


Experimente-se! A Medusa é um personagem da mitologia grega, uma mulher com cabelos de serpentes que ao olhar para alguém o petrifica. Petrificar é gerar medo, quando estamos com medo, ansiedade, estamos petrificados, imobilizados, não conseguimos agir, nos sentimos menor do que somos por natureza. Mas quando o herói Perseu mata a Medusa, do sangue dela nasce o Pégaso, o cavalo alado, o símbolo da liberdade. Da coragem de superar o medo nasce a liberdade e o prazer de viver life long learning!


27 views

Fale conosco

47 99673-3225

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 8h às 18h. Sábado das 8h às 12h.

Endereço: Rua Arthur Max Dôose, Pioneiros, n° 153, nono andar,  Balneário Camboriú - SC

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram
  • YouTube